O QUE É?
O Vaginismo é uma desordem sexual caracterizada por espasmos involuntários persistentes ou recorrentes da musculatura perineal e que interferem na relação sexual, levando ao comprometimento das relações interpessoais e conjugais da mulher. A entrada da vagina pode se tornar dolorida, o que, por sua vez, pode impedir total ou parcialmente a penetração. Além disso, essa dor também pode dificultar a realização de um exame ginecológico.
FATORES:
Em geral, os fatores psicossociais estão, de fato, ligados a uma educação sexual que é, muitas vezes, rígida, castradora e punitiva. Entretanto, essa educação pode ser influenciada por crenças religiosas e, consequentemente, por vivências sexuais traumáticas.
FALANDO NA ANATOMIA:
Anatomicamente a vagina é normal!
Para as mulheres com vaginismo, pode aparecer mais fácil tolerar a disfunção sexual do que ter que lidar com a dificuldade emocional de procurar um tratamento. A frustração e a dificuldade causadas pelo vaginismo afetam profundamente mulheres e homens, resultando em um grande impacto na qualidade de vida A sexualidade é definida como um dos pilares da qualidade de vida dos seres humanos. A Disfunção Sexual Feminina (DSF), por sua vez, pode ser definida como sendo uma desordem de desejo, excitação, orgasmo ou dor durante a atividade sexual.
Enquanto, a sexualidade feminina é um processo muito complexo, a disfunção sexual é um problema multifatorial. Além disso, estudos indicam que essa condição pode acometer de 20 a 76% das mulheres. A disfunção sexual feminina pode acarretar em casamentos não consumados, infertilidade, conflitos conjugais e insatisfação sexual.
IMPORTANCIA DA FISIOTERAPIA PÉLVICA:
Por causa disso, objetivou-se pesquisar a importância da Fisioterapia Pélvica e os recursos utilizados no tratamento de mulheres portadoras de vaginismo.
A Fisioterapeuta Pélvica está bem preparada para lidar com a questão do vaginismo, utilizando uma variedade de recursos e técnicas. É fundamental que ela realize um diagnóstico preciso e uma avaliação completa para entender melhor a situação e oferecer o tratamento adequado. Isso garante que a abordagem seja eficaz e personalizada, atendendo às necessidades específicas de cada paciente.
Concluiu-se que, a Fisioterapia Pélvica promove efeito significativo sobre a qualidade de vida e satisfação sexual de mulheres portadoras dessa desordem sexual:
As fases são: Desejo, Excitação, Orgasmo e Repouso.
Em breve vamos falar sobre essas fases em um novo conteúdo.
A Dra. Dandhara que atende em São Paulo e Guarulhos atende esse problema dentre tantas especialidades da Fisioterapia Pélvica. Marque uma consulta e venha esclarecer suas duvidas.