O que é ?
Os Flatos Vaginais ou Gases Vaginais se referem a saída de ar pela vagina, que acontece especialmente durante as práticas sexuais. Quando o ar sai da vagina, geralmente emiti sons, semelhantes aos um flato (ou gás ou o tão famoso pum), que pode acabar constrangendo a mulher ou seu parceiro (a). Esse ar que entrou no canal vaginal durante a relação sexual e que acaba saindo de uma forma barulhenta durante alguns movimentos. Pode acontecer quando a musculatura do assoalho pélvico esta enfraquecida, seja por uma posição que da maior abertura ao canal vaginal, ou ainda quando se muda de posição numa relação sexual, por exemplo na posição de 4 apoios.
Caso você não saiba do que estamos falando está de parabéns: é sinal que sua musculatura vaginal está exercitada. Essa, porém, não é uma realidade para a maioria das mulheres. Muitas procuram o ginecologista com queixas de dor e desconforto sem motivos, e muitas vezes não sabem descrever seu problema ou tem vergonha.
Não podemos descartar que conforme a causa dessa condição, os flatos vaginais ou gases vaginais também podem ser acompanhados de outros sintomas, como corrimento, xixi com mau cheiro, dor na barriga ou durante as relações sexuais, incontinência urinária e fecal.
Tem idade para isso acontecer ?
Não há idade para isso acontecer, não se espante com o fato de adolescentes terem flatos vaginais, mas é normal, afinal, a força para evacuar, pular e brincar ao longo da infância pode ter feito movimentos de pressão não ordenada no assoalho pélvico. Quando não se trabalha o fortalecimento dessa área, a musculatura fica enfraquecida, o que faz com que a entrada de ar ocorra com mais facilidade.
Por outro lado, ao consultar um ginecologista, esse indique o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso de medicamentos, exercícios de fisioterapia pélvica, laserterapia ou, em alguns casos, cirurgia.
Fortalecimento:
Existem exercícios apropriados para isso: a hipertrofia da musculatura vaginal:
Na fisioterapia pélvica também temos exercícios para deixar a musculatura do canal vaginal mais volumoso, causando um estreitamento do canal, assim, é possível evitar que o ar entre”. Além de causar prazer para todos os envolvidos, ainda previne que ocorram disfunções perineais.
Com um plano adequado de exercícios, já é possível ver melhora de forma rápida com o trabalho em equipe Fisioterapeuta e Paciente. Algumas mulheres que apresentam com muita frequência precisam colocar uma carga extra, que são os halteres vaginais, os cones específicos para a região”; Mas não se engane, eles não parecem halteres assim como de academias, e sim são equipamentos específicos para essa área mais delicada devido sua vascularização.
Principais Causas:
– Flacidez Vaginal
– Relação Sexual
– Fístula Vaginal
– Exercícios Físicos com carga acima do que seu corpo suporta ou por falta de suporte profissional
– Enfraquecimento do Assoalho pélvico.
Tratamento:
Nesse momento você estará se perguntando existe tratamento. Sim, existe, profissionais responsáveis e especializados que irão avaliar a variação da condição de cada caso. Que pode incluir:
Medicamentos
Cateter urinário
Cirurgia
Exercícios de fisioterapia Pélvica
Vaginoplastia
Laser ou radiofrequência
Orientações de como evitar os flatos vaginais:
– Evitar algumas posições sexuais, como de quatro apoios, por exemplo, ou com os joelhos dobrados sobre o abdômen.
– Exercícios de fisioterapia pélvica que ajudam a fortalecer os músculos do assoalho pélvico.
Aqui no consultório da Dra. Dandhara que atende em São Paulo e Guarulhos, já passaram algumas pacientes com esse problema e todas tiveram o seu plano de tratamento adequado ao seu quadro. Você esta passando por isso, marque uma avaliação e esclareça todas suas duvidas.