FISIOTERAPIA PÉLVICA – PUBALGIA OU DOR NA PUBIS

O que é ?

A Pubalgia ou Dor na Pubis , normalmente acontece em atletas por traumas repetitivos e sobrecargas, mas também pode ocorrer em mulheres grávidas pela mudança na distribuição de carga na região da bacia. A inflamação do púbis é o problema principal da Pubalgia.

Principal Sintoma:

O principal sintoma é a dor na parte inferior do abdômen, na região do osso público na parte da frente da bacia, púbis, virilha e/ou coxa (no sexo masculino pode irradiar para a região dos testículos). Esta dor piora com o exercício, esforço ou com certas posturas, podendo ser sentida ainda ao subir escadas ou no impulso do quadril para frente. A dor pode ainda irradiar para o períneo e testículos e pode causar Lombalgia quando associada a uma lesão da sacroilíaca.
A falta ou a inadequada execução de alongamento da musculatura adutora da coxa somado ao excesso de exercícios abdominais que os atleta realizam.
A gravidez é também um fator de risco para a Pubalgia,  as dores são mais frequentes a partir dos 6 meses, devido a ação hormonal e o deslocamento da pelve em função do relaxamento dos ligamentos, mudanças posturais e do peso do bebê que exerce sobre essa zona.

Outros Sintomas:

Existem fatores de risco que são intrínsecos a cada pessoa.
– anomalias congénitas ou adquiridas da parede abdominal sobretudo nas suas localizações mais inferiores.
– anomalias do canal inguinal.
– desigualdades no comprimento dos membros inferiores que são muito frequentes, embora inaparentes, e que geram instabilidade pélvica.
-Cirurgias Uro-Ginecológicas – Pós Parto.
A qualidade do solo e do calçado usado (pisos duros e uso de calçado com pouca absorção de choques) pode igualmente contribuir para o desenvolvimento da Pubalgia.

Tratamento:

-Exercícios que demandam equilíbrio (podendo ser realizados sobre uma prancha de equilíbrio caso o paciente esteja apto), é um ótimo exercício para Pubalgia, já que temos inclusive a ativação abdominal.

-Pilates
-A realização de fisioterapia analgésica, seguido de fortalecimento e alongamento da musculatura abdominal e adutora também estão indicadas durante a fase de tratamento conservador.

Portanto, você não precisa viver com dor. Sua vida pode ter infinita qualidade novamente, quando você dá o primeiro passo.

Saiba mais, agende uma  consulta com a  Dra. Dandhara que atende em São Paulo e Guarulhos e obterá todas as informações para o cuidado do seu corpo.

Abrir o WhatsApp
Abrir o WhatsApp
Olá!
Podemos te ajudar?