O que é ?
A Fisioterapia Pélvica é uma especialidade que visa tratar disfunções musculoesqueléticas e neuromusculares na região pélvica. O Assoalho Pélvico saudável é um conjunto de músculos que sustenta a bexiga, útero, intestinos entre outros. Além disso, essa especialidade atende a homens, mulheres e crianças.
Por essa razão, temos aqui 10 motivos pelos quais alguém pode considerar realizar tratamento com fisioterapia pélvica:
Incontinência Urinária e Fecal:
No tratamento de problemas relacionados à incontinência urinária ou fecal, a Fisioterapia Pélvica é eficaz. Assim, o objetivo é fortalecer os músculos do Assoalho Pélvico, aprimorando o controle e a função desses músculos, a fim de prevenir vazamentos.
Preparação para o Parto e Pós Parto:
Durante a gravidez, a Fisioterapia Pélvica pode trazer benefícios significativos, pois prepara os músculos do assoalho pélvico para o parto, além disso, facilita a recuperação pós-parto. Algumas mulheres que passaram por um parto, especialmente partos vaginais, podem enfrentar disfunções pélvicas. Dessa forma, a Fisioterapia Pélvica pode ser extremamente útil na recuperação dos músculos do Assoalho Pélvico.
Dor Pélvica Crônica:
Pessoas que sofrem de dor pélvica crônica podem se beneficiar significativamente por meio de técnicas de fisioterapia que visam identificar e abordar desequilíbrios musculares e tensão na região. Fortalecendo os músculos e ajudando a reduzir a dor e melhorar a qualidade de vida.
Problemas Sexuais:
A Fisioterapia Pélvica pode tratar disfunções sexuais, como dispareunia (dor durante o sexo) ou vaginismo, com o objetivo de melhorar a função muscular e reduzir desconfortos.
Problemas de Próstata:
Homens com problemas de próstata, como prostatite, podem se beneficiar da fisioterapia pélvica para aliviar a dor e melhorar a função muscular na região.
Pré e Pós-Operatório:
Antes e após cirurgias na região pélvica, como cirurgias ginecológicas ou urológicas, os profissionais podem indicar a Fisioterapia Pélvica para otimizar a recuperação e prevenir complicações.
Síndrome da Dor Miofascial:
Indivíduos que sofrem de síndrome da dor miofascial na região pélvica podem encontrar alívio por meio de técnicas de fisioterapia que visam relaxar os músculos tensos.
Endometriose:
A Fisioterapia Pélvica, pode ser parte integrante do tratamento para mulheres com endometriose, ajudando a aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida.
Preparação de Cirurgia Pélvica:
Para alguns casos, a fisioterapia pélvica geralmente é recomendada como parte do preparo para cirurgias pélvicas, ( a cirurgia de próstata em homens ou a cirurgia ginecológica em mulheres). Fortalecer os músculos do assoalho pélvico antes da cirurgia é um facilitador para recuperação pós-operatória.
Prevenção de Problemas:
Na condição de tratar disfunções existentes, a Fisioterapia Pélvica também pode ser empregada como medida preventiva para fortalecer os músculos do Assoalho Pélvico, evitando assim problemas futuros.
Como listamos nos tópicos acima , é importante ressaltar que o tratamento com Fisioterapia Pélvica deverá ser personalizado, com profissional especializado na área, focando nas necessidades específicas de cada pessoa.
Considerando que sua saúde é a prioridade, agende uma avaliação com a Dra. Dandhara, que atende em São Paulo e Guarulhos. Teremos prazer em esclarecer todas as suas dúvidas e montar seu plano de tratamento, levando em conta esse aspecto.