Fisioterapia Neurológica

O que é ?

A Fisioterapia Neurológica trata as sequelas do sistema nervoso, sejam elas adquiridas ou congênitas. Seu objetivo é habilitar pacientes com lesões no sistema nervoso a desempenhar suas atividades diárias da melhor forma possível. Isso ajuda as pessoas com deficiência motora a readquirir desempenho físico fundamental para sua independência. Ela atua nos casos de medula espinhal, no cérebro e no tronco encefálico, dentre outras estruturas.

Afinal, sua principal intenção é minimizar as sequelas motoras. Mesmo para os recém-nascidos que sofreram lesões antes, durante ou após o parto, a Fisioterapia Neurológica é uma opção viável.  Ademais, ela também busca recuperar, total ou parcialmente, a mobilidade da criança. Como resultado, oferece uma oportunidade valiosa para melhorar significativamente a qualidade de vida dos pequenos pacientes. Por fim, é essencial considerar esse tipo de abordagem terapêutica na recuperação infantil.

São várias as  doenças que  a Fisioterapia Neurofuncional trata?  As mais comuns são:

– Acidente Vascular Cerebral (Derrame);

– Doença de Parkinson;

– Lesão na Medula;

– Traumatismos Cranianos;

– Síndrome de Guillain-Barré,

– Paralisia Facial;

– Paralisia Cerebral;

– Síndrome de Down;

– Distrofias Musculares em Crianças.

Qual a diferença entre Fisioterapia Neurológica, Neurofuncional e Neuromotoras?

– Neurológica :  mais voltada para a reabilitação direta dos nervos;

– Neurofuncional : mais voltada para a reabilitação das funções do corpo afetadas pelo mal funcionamento de nervos.

– Neuromotora: é responsável por regular os tônus musculares e a introduzir  movimentos automáticos e voluntários no paciente.

O que o Fisioterapeuta deve avaliar num atendimento neurológico ?

A avaliação neurológica visa identificar déficits motores, sensoriais e cognitivos. Com isso, planejar objetivos e determinar o tratamento adequado para cada paciente, minimizando os efeitos da incapacidade, seja ela permanente ou não, e readquirindo a máxima independência funcional possível. Sem duvida,  é essencial para traçar os diretrizes de um programa terapêutico e para reavaliar constantemente a resposta ao tratamento.

 Qual a importância da atuação da Fisioterapia nas doenças neurológicas?

Em sua atuação a Fisioterapia Neurológica promove a reabilitação de pacientes, facilitando a recuperação de patologias e lesões que afetam o sistema nervoso central e ou periférico. Um programa de fisioterapia neurológica, orientado e focado nas necessidades do paciente, oferece diversas vantagens.

A Dra. Dandhara que atende em São Paulo e Guarulhos, disponibiliza em seu consultório atendimento para pacientes portadores desse tipo de lesão, com muita orientação, excelência e atenção,  monta seu protocolo para reabilita-lo dentro do possível, e ter um melhor retorno para suas atividades.

Agende sua avaliação.

 

Abrir o WhatsApp
Abrir o WhatsApp
Olá!
Podemos te ajudar?