O que é ?
Uma condição dolorosa comum que afeta a parte inferior da coluna. A Dor Lombar é causada por uma lesão em um músculo (tensão) ou ligamento (entorse), é comum em todas as faixas de idade, sendo considerada a maior causa de incapacitação do mundo A dor lombar se torna ainda mais frequente conforme as pessoas envelhecem, afetando mais da metade das pessoas com mais de 60 anos. A Dor lombar de maneira idêntica também é conhecida como Lombalgia.
Tipos comuns de dor nas costas:
– Dor local: ocorre em uma região específica da região lombar. É o tipo mais comum de dor nas costas. A causa é geralmente uma
-Dor irradiada: é dor que sai da região lombar e desce pela perna. A dor pode ser surda ou pode ser aguda e intensa. -Dor referida: é sentida em um local diferente da causa real da dor.
Causas:
As causas comuns da Dor Lombar incluem levantamento impróprio, má postura, falta de exercícios físicos regulares, fratura, disco rompido ou artrite, o desgaste excessivo, como na prática de exercícios ou no levantamento de peso em excesso, a permanência na posição sentada ou deitada por períodos prolongados, dormir em uma posição desconfortável, uso de uma mochila mal ajustada .fratura por compressão vertebral, fibromialgia, disco herniado, dentre outros.
Sinal de alerta:
Certos sintomas e características são motivos de preocupação. Incluem
-Um histórico de câncer
-Dormência, fraqueza em uma ou ambas as pernas, dificuldade para esvaziar a bexiga (retenção urinaria) ou perda do controle da bexiga ou intestino , (incontinência urinaria ou incontinência fecal).
-Febre
-Perda de peso
-Dor intensa durante a noite
-Sintomas que sugerem distúrbio do trato urinário: dificuldade em urinar, sangue na urina ou cãibra intensa em um lado, irradiando para a virilha
Tratamento:
Ocasionalmente a maioria das dores lombares desaparece sozinha dentro de duas a quatro semanas. Entretanto com a Fisioterapia e analgésicos e a vontade do paciente podem ter um efeito muito mais rápido. Mas em alguns casos específicos por consequência podem precisar de cirurgia.
Depois de procurar seu médico, ele irá indicar um Fisioterapeuta e nós aqui do consultório da Dra. Dandhara estaremos habilitados para fazer seu tratamento , seguindo todos os protocolos.
– Exercícios
-Fortalecimento
-Analgesia
-Mantendo uma boa postura
-Enfim, usando técnicas adequadas para seu restabelecimento.