ESCLARECENDO UM POUCO MAIS:
Falando sobre a Fisioterapia Pélvica e Vaginismo, daremos sequencia e abordaremos um pouco mais sobre um padrão que o corpo da mulher segue em resposta sexual que pode ser descrito em quatro fases distintas:
DESEJO:
Primeiramente, temos a fase do Desejo, que é caracterizada pelo sentimento da mulher em querer iniciar a atividade sexual. Essa fase está intimamente relacionada com as fantasias que a mulher possui a respeito do sexo.
EXCITAÇÃO:
Em seguida, passamos para a fase de Excitação. Durante essa etapa, ocorrem mudanças fisiológicas que preparam a mulher para o ato sexual. Essas mudanças são desencadeadas pelo toque e pelo desejo de promover a excitação, sendo que é nesse momento que ocorre a lubrificação vaginal.
ORGASMO:
Logo após, chegamos à fase do Orgasmo, que representa o pico do ciclo. Nesse estágio, ocorrem contrações rítmicas da musculatura perineal e dos órgãos reprodutores, seguidas por uma sensação prazerosa e de plenitude.
RESOLUÇÃO:
Por fim, temos a fase de Resolução, na qual os músculos param de contrair e retornam ao seu estado de repouso. Essa fase corresponde a uma sensação de relaxamento e bem-estar.
Além disso, é importante mencionar a Classificação da Disfunção Sexual Feminina (DSF), que inclui quatro categorias principais.
CATEGORIAS PRINCIPAIS:
A primeira é a Desordem de Desejo, que se refere à ausência ou deficiência persistente ou recorrente de fantasias e pensamentos sexuais, podendo até levar a uma aversão sexual.
Em segundo lugar, temos a Desordem de Excitação, que se caracteriza pela incapacidade de atingir ou manter a excitação sexual suficiente.
A terceira categoria é a Desordem do Orgasmo, que envolve dificuldades persistentes ou recorrentes, como demora ou ausência de obtenção de orgasmo após excitação e estímulo sexual adequados.
Por último, encontramos as Desordens Sexuais Dolorosas, que incluem condições como Vaginismo, Dispareunia e Vulvodínia.
A Fisioterapia Pélvica trás para o paciente com Vaginismo todas técnicas utilizadas para o tratamento desse conjunto de disfunções, fazendo com que o paciente tenha uma qualidade de vida saudável.
Para aqueles que enfrentam esses problemas, a Dra. Dandhara, que atende em São Paulo e Guarulhos, é uma especialista em Fisioterapia Pélvica e está disponível para ajudar. Portanto, marque uma consulta e venha esclarecer suas dúvidas!