Qual o impacto da Incontinência Urinária sobre a prática de atividades físicas?
A Incontinência Urinária na prática das Atividades Físicas, pode tornar-se constrangedora e desconfortável para as mulheres. Episódios inesperados de perda de urina durante a prática de esportes podem levar essas mulheres a abandonarem a atividade ou a dependerem de absorventes para esconder o problema.
O que é Incontinência Urinária de esforço?
A Incontinência Urinária de esforço nas Atividades Físicas ocorre devido ao enfraquecimento dos ligamentos e músculos do períneo. Além disso, tanto partos vaginais mal assistidos, quanto cirurgias vaginais, podem como resultado, contribuir para esse problema. A contração involuntária do músculo da bexiga, resultante de doenças neurológicas ou sem causa definida, também pode ser uma causa.
O que causa a Incontinência Urinária?
A Incontinência Urinária é caracterizada pela perda involuntária de urina pela uretra. Portanto, pode ocorrer não apenas em grandes quantidades, mas também em pequenos escapes diários, que variam de gotinhas a pequenos jatos. As causas mais comuns da incontinência urinária incluem infecção urinária ou vaginal, consequências de algumas cirurgias, constipação intestinal, fraqueza nos músculos pélvicos, obstrução da uretra por aumento da próstata, lesões na coluna e efeitos colaterais de medicamentos.
É normal fazer xixi durante o treino?
Embora seja muito comum, não é normal perder urina durante o treino. O controle urinário deve ser mantido. Pessoas que praticam esportes competitivos e se submetem a treinos frequentes e intensos têm maior probabilidade de sofrer perdas urinárias. Atividades físicas de alto impacto é um fator de risco para o desenvolvimento da incontinência urinária, podendo evidenciar a condição mesmo em mulheres sem outros fatores de risco.
Quais são os principais tipos de incontinência urinária?
– De esforço
– Por urgência
– Mista
– Por transbordamento
– Funcional
Quais são os fatores de risco para desenvolver incontinência urinária?
Estudos indicam que a prevalência da incontinência urinária aumenta com a idade. Outros fatores de risco incluem obesidade, paridade, tipo de parto, uso de anestesia no parto, cirurgias ginecológicas, tabagismo, menopausa, constipação intestinal, doenças crônicas e exercício físico extenuante mal orientado.
Como prevenir a incontinência urinária?
Para prevenir a incontinência urinária, recomenda-se evitar a obesidade e o sedentarismo, controlar o ganho de peso durante a gestação e praticar exercícios fisioterapêuticos para fortalecer o assoalho pélvico. Dependendo do tipo de incontinência, a fisioterapia pélvica é o tratamento de primeira escolha, sendo considerada a melhor forma de tratamento segundo guidelines internacionais.
O fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, responsável pela sustentação dos órgãos pélvicos e pela manutenção da continência urinária e fecal, pode ser alcançado através de tratamentos fisioterapêuticos específicos.
Benefícios da Fisioterapia Pélvica
O tratamento geralmente inclui:
– Terapia comportamental
– Treinamento vesical
– Treinamento da musculatura do assoalho pélvico
– Eletroterapia
– Biofeedback
– Terapia manual e terapia global
Os benefícios são diversos, incluindo melhora do controle motor, qualidade das estruturas pélvicas, recuperação da continência, aumento da autoestima e melhora da qualidade de vida da mulher.
Indicações de Fisioterapia Pélvica
A fisioterapia pélvica é indicada para mulheres, homens e crianças, sendo eficaz em casos de incontinência de origem obstétrica, cirúrgica, degenerativa ou neurológica.
Avaliação Específica nos atentamos:
Na avaliação específica, consideram-se:
- Tipo e período de perda urinária
- Desejo miccional e sensação de esvaziamento completo
- Disúria e jato urinário
- Infecção urinária
- Hábitos alimentares
- Ingestão de líquidos
- Hábitos intestinais
- Cirurgias prévias, antecedentes obstétricos, patologias associadas, uso de medicamentos e atividades físicas, entre outras informações coletadas durante a consulta de avaliação.
Em seu consultório a Dra. Dandhara que atende em São Paulo e Guarulhos, tem crescido os casos de pacientes com incontinência urinária, devido ao protocolo individual e especializado, temos um alto grau de satisfação nos pacientes. Se você esta sentindo esse problema, marque já uma avaliação e tiraremos todas suas duvidas.